01. O que é o Programa Bolsa Presença?
Resposta: O Bolsa Presença é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia com o objetivo de promover a permanência de alunos na escola e fortalecer a relação entre a escola, a família e as comunidades.
02. A quem é destinado o Programa Bolsa Presença?
Resposta: Famílias de alunos dos ensinos Fundamental e Médio, regularmente matriculados em unidades escolares da rede pública estadual de ensino, localizadas na capital e nos municípios do interior da Bahia.
*Atenção: famílias que constem no Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico. Famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.
03. Quais as condições para que o aluno matriculado receba o auxílio Bolsa Presença?
Resposta: Assiduidade nas aulas ministradas pela unidade escolar em que o estudante esteja matriculado (aulas remotas e/ou presencial). Participação do aluno e de sua família nas atividades e avaliações escolares. Manutenção atualizada dos dados cadastrais na unidade escolar e no CadÚnico.
04. Qual é o valor da bolsa?
Resposta: R$ 150 (cento e Cinquenta reais) por família.
05. Quando o auxílio será pago?
Resposta: O programa será encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia. Após votação, se aprovado, o calendário será divulgado.
06. Como o Programa Bolsa Presença será pago?
Resposta: Através de um cartão que será emitido e entregue à família do aluno.
07. Se o aluno recebe o auxílio do vale-alimentação estudantil poderá receber o apoio financeiro do Programa Bolsa presença?
Resposta: Sim. Se a família do aluno estiver cadastrada no CadÚnico (situação de pobreza ou extrema pobreza), o aluno participará dos dois programas.
08. Se o aluno for monitor do programa Mais Estudo poderá receber o auxílio do programa Bolsa presença?
Resposta: Sim. Se a família do aluno estiver cadastrada no CadÚnico (situação de pobreza ou extrema pobreza), o aluno participará dos dois programas.
09. Se o aluno recebe o auxílio vale-alimentação estudantil, é monitor do Programa Mais Estudo e sua família está cadastrada no CadÚnico, poderá receber o auxílio Bolsa Presença?
Resposta: Sim. Se a família do aluno estiver cadastrada no CadÚnico (situação de pobreza ou extrema pobreza), o aluno participará dos três programas.
10. A família possui dois ou mais alunos matriculados na rede estadual de ensino. Neste caso, a bolsa será destinada individualmente ou por família?
Resposta: O programa Bolsa Presença é destinado à família. Portanto, famílias com dois ou mais alunos matriculados na rede estadual de ensino não acumularão este benefício.
*Atenção: Será uma bolsa por família.
11. O Programa Bolsa Presença será permanente?
Resposta: Não. Inicialmente, o programa tem prazo estimado de até seis meses de duração
Comentários
Postar um comentário
Obrigado, sua participação é muito importante