Estudante da zona rural de Adustina toma posse no Parlamento Jovem Brasileiro na Câmara dos Deputados
A criação de um projeto sobre a gestão democrática na escola está levando o estudante Admilson dos Santos Boaventura, 18, 2º ano, do Colégio Estadual Castro Alves, em Adustina (a 356 Km de Salvador), no Nordeste do Estado, a ter conquistas significativas. O estudante, que é filho de agricultora familiar e morador da zona rural, está em Brasília, no Distrito Federal, onde toma posse, nesta terça-feira (26/09/2017), no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2017. Pelo projeto, o jovem também conquistou vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) representando a Bahia e já está de viagem marcada para o Uruguai, onde ficará de 6 a 9 de outubro.
Pelo Parlamento Jovem Brasileiro, ele vai vivenciar, durante esta semana, a rotina parlamentar na Câmara dos Deputados, trocando experiência com outros 77 jovens do Ensino Médio de todo o país e defendendo seu projeto, que aborda a importância da representatividade para uma gestão democrática na escola. Admilson fala sobre este momento especial. “Já estamos no Congresso hoje. Participamos de algumas palestras e dinâmicas de integração. Minha expectativa para esta semana é que seja muito produtiva. Quero aproveitar da melhor maneira a oportunidade, me aperfeiçoar mais nos conhecimentos sobre o processo legislativo, política, conhecer novos pensamentos políticos com os outros estudantes e apresentar meu projeto para todos”, afirma.
Admilson também já está na expectativa da sua primeira viagem internacional pelo Parlamento Jovem Mercosul. Na jornada do Mercosul, ele participará de discussões e contribuições para a elaboração da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, formado pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados. “Será muito importante participar de um evento internacional. Fui escolhido para ser o relator da viagem. Estou muito feliz e motivado, porque meu trabalho está sendo reconhecido. Quero entrar em contato com outras culturas sul-americanas, conhecer as estratégias de educação deles e fazer amizades”, conta o estudante.
Neste contexto, o estudante destaca o papel da escola na vida dele. “A escola me proporcionou tudo isso. Por isso, incentivo meus colegas contando minhas experiências, por meio de palestras e apresentando propostas, mostrando que não é difícil e que eles também podem contribuir, de alguma forma, com o desenvolvimento do local onde vivemos”.
Sobre o PJB
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Neste contexto, os jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somados à experiência de convivência com as culturas de todas as partes do país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado, sua participação é muito importante